Olá a todos!
Sejam bem-vindos a este meu cantinho!
Espero que gostem de tudo que se encontra aqui.
Venham-me visitar sempre que quiserem, têm sempre a porta aberta para vos receber!!

Acerca de mim

A minha foto
Caldas da Rainha, Portugal
Casada e ser mãe é o meu trabalho a tempo inteiro. Passatempo ser recepcionista como profissão.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os animais lá de casa...


O meu Tobias, para a Mariana é o Bias

O Riscas, para a Mariana é o Ga

As caturras

O Joel tinha ido compor a bomba do lago, que é velado por causa  da Mariana
Agora lá em casa "moram"( no quintal e no lago) connosco:

2 cães( 1 deles roí a pata e o rabo, não sei o que fazer com ele);
1 gato( ao todo eram 6, 1 desapareceu era para ficar lá em casa também, as 4 gatas dei- as), já não queremos mais gatas lá em casa;
2 caturras( achamos que é um casal)
+ ou - 30 peixes no lago, há também por lá 1 sapo que todas as noites vai para a porta principal


Adenda :


Tanto o Tobias e o Jacó foram ao veterinário( levar as vacinas contra a raiva) no passado sábado.
O veterinário disse que o problema do Jacó pode ser comportamental, ou picada de insecto, para já não tem ferida, mas se voltar a fazer o mesmo vai usar um " funil" no pescoço( por uns 15 dias) para não se magoar.
Noto que o Jacó não tem tido este comportamento desde demos as gatas e o Riscas brinca mais com o cão.


Na net( site brasileiro) encontrei:

É bastante comum que tais cães desenvolvam comportamentos compulsivos. Alguns lambem suas patas até feri-las; outros se coçam sem parar; perseguem o próprio rabo, mordiscam ou arrancam pêlos, e até roem móveis. Todos estes comportamentos são comuns aos cães, mas que exigem um olhar mais cuidadoso dos donos quando se tornam obsessivos. Isto é: o cão simplesmente não consegue parar este comportamento, mesmo sofrendo danos evidentes causados por eles. Os mais comuns são os problemas crônicos de pele, tais como coceiras que nunca saram, falhas eternas na pelagem, machucados que nunca cicatrizam, gengivas sangrando, etc.
Segundo o dermatologista veterinário Richard Harvey os cães geralmente começam a se coçar (ou lamber, etc) quando se sentem entediados, e depois que este comportamento se instala é quase certo que tende a piorar, e às vezes muito rápido.
Seja este cão solitário, ou mesmo muito ansioso, a origem é sempre a mesma: falta de distração.

Transportando isto para termos humanos, este comportamento não é muito diferente de quem rói unhas. É comum vermos pessoas que chegam a ferir as pontas dos dedos de tão roídas. E nem mesmo assim este roedor deixa de roê-las. Quem rói unha, muitas vezes nem mesmo percebe que está roendo, quando vê a mão já está na boca. Com os cães ocorre a mesma coisa. Trata-se de um vício, ou ainda, um comportamento compulsivo.

4 comentários:

  1. Coitadinho do cão, preso a um cadeado... que vida triste!
    E ainda tem outro... que segundo diz ... "roí a pata e o rabo" ... e diz não saber o que fazer com ele, por favor leve-o ao veterinário, ele precisa de tratamento! Os animais não são objectos, precisam de condições! Se não pode ter animais é melhor não ter, do que vê-los sofrer... Peço-lhe que não leve a mal o comentário mas que pense nisto com carinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mónica, o Tobias( tem há volta de 45 quilos) tem que ficar assim encanto não muramos e não acimentamos o que falta para poder andar á solta de noite encanto o Jacó( sempre fez isto, já os irmãos são ainda piores segundo quem me deu o cão), ambos são bons vigias, mas quem faz deles gato sapato é mesmo o Riscas( o gato).

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra! Ainda bem que os seus animais foram ao veterinário. Mantenha a situação controlada. Parabéns por demonstrar preocupação e interesse, os animais merecem! Se tira proveito dos animais, pois diz que são bons vigias necessita de os manter saudáveis... alimentação razoável + água limpa, banho de verão + desparasitação externa + desparasitação interna, um ninho/casota limpa + vacinas em ordem e alguns mimos e festas é tudo que eles precisam... e não são complicados como os humanos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Mónica, eu sempre tive animais, mas o que me faz mais confusão são pessoas que na altura do verão e da caça abandonam cães( quando morava na casa dos pais chegamos a adoptar 2 abandonados de raça coker)ou encontrar animais mortos na beira da estrada( só neste fim de semana vi 1 cão, 1 gato e 1 ave).

    Um aparte o Tobias sempre que lhe vamos dar de comer gosta de enfiar o focinho por entre as nossas pernas e a rodopiar em nossa volta( eu tento ter cuidado, porque já não consigo controlá- lo, pois tem bastante força)e quando lhe dou água ou mimos( no fim tenho sempre que ir para o banho de tantas lambidelas nem o meu cabelo escapa), já o Jacó nesse campo é mais calmo.

    ResponderEliminar