Olá a todos!
Sejam bem-vindos a este meu cantinho!
Espero que gostem de tudo que se encontra aqui.
Venham-me visitar sempre que quiserem, têm sempre a porta aberta para vos receber!!

Acerca de mim

A minha foto
Caldas da Rainha, Portugal
Casada e ser mãe é o meu trabalho a tempo inteiro. Passatempo ser recepcionista como profissão.

domingo, 6 de novembro de 2011

Bolo Rei na MPF

A receita do Bolo Rei foi tirada da iguariasdeacucaresal.blogspot.com.
Mas como eu gosto mais do Bolo Rainha do que Rei, fiz ao meu gosto.

Ingredientes

500gr de farinha brioche;
200ml de água tépida;
250gr frutos secos e cristalizados( eu só usei passas, miolo de noz, amêndoa partida e pinhões);
2 colheres de sopa de vinho do Porto;
1 laranja( raspa);
1 ovo batido para pincelar;
açúcar em pó( coloquei 4 colheres de sopa, na minha liquificadora, que faz parte da minha 123)
frutos secos e cristalizados( eu mais uma vez só usei passas, miolo de noz, amêndoa partida e pinhões) para decorar

Coloque a água tépida na cuba e a farinha de brioche, ponha a cuba na máquina e selecciono o programa " Massa"( na minha máquina é o 8, demora 1h 30m).

Feito o programa adiciona- se os fritos secos e cristalizados( eu só usei passas, miolo de noz, amêndoa partida e pinhões), o vinho do Porto e a raspa da laranja e selecciono de novo o programa " Massa".

Quando terminar tire a massa da cuba para uma superf´cie enfarinhada e molde uma coroa, para o buraco ao centro usei uma forma de silicone, dentro da forma usei um copo para formar o buraco e deixei ficar a forma.

Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, tape com um pano e deixe levedar durante 35m no forno a 50ºc.

Depois desse tempo, retirei o bolo e pincelei- o com o ovo decorei, e voltou ao forno a 180ºc durante 30m.

Verifique a temperatura com um palito.




4 comentários:

  1. Ui! tem um óptimo aspecto; cá em casa somos como tu, só bolo rainha!


    Bjinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Hummm, já tenho saudades desse bolo!
    Tenho que experimentar, obrigada pela receita.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto ótimo e o sabor também deve estar maravilhoso, basta ser caseiro :)
    Também não gosto de bolo rei, aliás, não acho a menor graça em frutas cristalizadas, rsrsrs...

    Beijinhos e boa semaninha!

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra,
    este ano vou copiar esta tua receita e vou fazer no Natal. Gostava de esclarecer o seguinte: na 2ª vez que seleccionas o programa Massa, deixas o programa até ao fim?
    Beijinhos
    Tânia

    ResponderEliminar